Quem somos?

Quem somos?

Grupo de Pesquisa em Semiolinguística – Leitura, Fruição e Ensino  (GPS-LEIFEN)

O GPS-LEIFEN, cadastrado no CNPq, com sede na Universidade Federal Fluminense (UFF), orienta-se pela Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, fundada por Patrick Charaudeau, com o objetivo de investigar o processo de construção de sentidos do texto, tanto na extremidade da recepção, quanto da produção, a fim de flagrar os mecanismos internos (textuais) e externos (discursivos e situacionais) que contribuem para a significação.

Desse modo, as investigações desenvolvidas pelo grupo privilegiam o vínculo com o ensino, com vistas não só à criação de metodologias voltadas para o letramento, como também à problematização da leitura (em sentido amplo). Além dos encontros mensais, o grupo oferece anualmente um fórum de discussões aberto ao público de acordo com temas de interesse.

Os professores pesquisadores que estão na organização do GPS-LEIFEN atuam própria UFF e em outros institutos de ensino e, além do grupo de pesquisa, estão vinculados ao ensino superior e médio, além de atuarem em cursos de Especialização e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – UFF.

Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Rosane Monnerat

Rosane é professora Titular da Universidade Federal Fluminense, onde atua na Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1974), Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1983), Doutorado em Letras (Letras Vernáculas / Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), tendo concluído Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (agosto de 2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: A interface texto / gramática; Linguística Textual; Análise do Discurso; Imaginários sociais; Ideologia; Discurso publicitário. É uma das tradutoras do livro “Linguagem e Discurso”, de Patrick Charaudeau.

Beatriz Feres

Beatriz é Doutora (2006) e Mestre (2003) em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora Associada de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da UFF, já atuou no Centro Universitário Plínio Leite – UNIPLI (2003-2008) e em escolas do Ensino Fundamental e Médio (1987-2008). Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFF, linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e da tradução, no qual ministra cursos relacionados à disciplina Semiolinguística. É líder do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: Leitura, fruição e ensino (GPS-LeiFEn/UFF/CNPq). Temas de interesse: leitura e ensino; estratégias de interpretação; teoria e análise linguística; iconicidade na semiose poética, literatura infantil, livro ilustrado e referenciação verbo-visual.

Patricia Neves Ribeiro

Patricia possui graduação em Letras (1995) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduação em Comunicação Social/Jornalismo (2000) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Letras (Letras Vernáculas) pela UFRJ. É professora associada IV de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: Leitura, fruição e ensino (GPS-LeiFEn/UFF/CNPq). Desenvolve pesquisas em Linguística do Texto e em Análise do Discurso de orientação Semiolinguística, voltadas tanto para reflexões sobre expressão e produção de sentido na interface linguagem/mídia e linguagem/literatura infantil, com ênfase, sobretudo, nos processos enunciativos, quanto para pesquisas relacionadas ao ensino de língua/gramática em dimensão discursiva.

Ilana Rebello

Ilana é graduada em Letras (2002), mestre (2005) e doutora (2009) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura de São Gonçalo, na Prefeitura de Niterói, na Secretaria Estadual de Educação e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Atualmente é professora Adjunta IV 40h DE, de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Está vinculada à linha de pesquisa Teorias do texto, do Discurso e da Tradução do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFF. É coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa UFF. Atua principalmente nos seguintes temas: semiolinguística, mídia, leitura, interpretação e escrita.

Nadja Pattresi

Nadja é doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na rede pública e privada de ensino, nos segmentos fundamental, médio e superior, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Linguística. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e vice-coordenadora da Especialização em Língua Portuguesa da UFF. É coautora do projeto Apoema Português, coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental (Editora do Brasil – 2018). Sua área de interesse concentra-se, sobretudo, nos estudos do texto e do discurso, bem como nas pesquisas sobre o ensino de língua materna.

Glayci Xavier

Glayci é doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também cursou o mestrado em Estudos de Linguagem e a graduação em Letras Português/Inglês. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) do Instituto de Letras da UFF. Entre 2013 e 2018, foi professora de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio Pedro II (40h DE). Trabalhou como professora do Ensino Fundamental nas redes municipais de Niterói e Itaboraí e como professora substituta de Língua Portuguesa e Linguística no curso de Letras da UERJ/FFP. Foi tutora presencial e à distância pelo CECIERJ/CEDERJ. Sua pesquisa tem como principal foco os textos argumentativos, os modos de organização do discurso, os textos verbo-visuais e o ensino de língua e literatura.

Welton Pereira

Welton Pereira e Silva é professor adjunto do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). É licenciado em Letras: português e literatura pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e licenciado em Português pela Universidade de Coimbra (2014). É mestre em Letras: Estudos Linguísticos pela UFV (2016) e doutor em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela UFRJ (2020). Realizou estágio de pós-doutoramento na PUC-Rio (2021). Seus interesses de pesquisa se voltam para a argumentação em perspectiva semiolinguística, com foco na interface entre a Linguística e o Direito e no ensino de língua portuguesa.

Eveline Cardoso

Eveline Coelho Cardoso é doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2018), com mestrado na mesma instituição (2011), e possui graduação e especialização em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Filologia da UERJ. Tem experiência docente em todos os segmentos da Educação Básica pública e na modalidade de Educação a Distância do Consórcio CEDERJ, onde atuou como tutora/coordenadora do curso de licenciatura em Letras. Prêmio HQMix 2019 na categoria tese de doutorado sobre quadrinhos, desenvolve pesquisas sobre textos verbo-visuais, em especial charges e outros quadrinhos.

Rafael Guimarães

Rafael Guimarães Nogueira é doutor em Estudos de Linguagem (Análise Semiolinguística do Discurso) pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Letras Vernáculas (Linguística Textual) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor efetivo, sob o regime de Dedicação Exclusiva, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (campus Rio de Janeiro), onde leciona para turmas do Ensino Médio. É membro do Grupo de Pesquisa Leitura, Fruição e Ensino, do Instituto de Letras da UFF. Aproximando sua formação acadêmica à sua atuação profissional, debruça-se sobre os seguintes temas: texto e discurso, captação, multimodalidade e argumentação.

Luciana Vilhena

Luciana Paiva de Vilhena Leite é Mestre (2003) e Doutora (2008) em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela UFRJ e Professora Associada 2 do Departamento de Letras/Escola de Letras da UNIRIO desde 2010. É vice-líder do Grupo de Pesquisa da UNIRIO: Literatura e Linguagens – fronteira, espaço, performance, memória e participante do Grupo de Pesquisa – Leitura, Fruição e Ensino (LeiFen). Participa, ainda, do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (CIAD-Rio). Seus interesses de pesquisa voltam-se para a temática do discurso de/sobre as vozes femininas sob a vertente da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, mas também em áreas interdisciplinares, como os estudos literários e os estudos sobre a leitura. Na extensão, seu interesse é o diálogo entre a universidade e a comunidade extracampi. Nesse sentido, atua como coordenadora do Projeto de Extensão ‘Pré-Vestibular – Letras: olhar social integrado e ações de inclusão’ e do Programa de Extensão ‘Da periferia à – difusão cultural colaborativa em comunidades do Rio de Janeiro’, além de ser colaboradora do Projeto de Extensão ‘Remição de pena pela leitura’, todos na UNIRIO.

Colaboradores externos, Orientandos e Alunos egressos:

O Grupo de Pesquisa em Semiolinguística – Leitura, fruição e ensino nasceu com o propósito de agregar pesquisadores de áreas afins com o objetivo de investigar temas relacionados à leitura e ao ensino. Nesse início, foram líderes as professoras Beatriz Feres e Muna Omran.

Ao longo desses 10 anos, O GPS-LEIFEN passou a ser composto majoritariamente por semiolinguistas. Agora, com a professora Beatriz Feres, a professora Patrícia Ribeiro lidera o grupo, que ainda conta com a participação imprescindível da professora titular Rosane Monnerat e das colegas da UFF Ilana Rebello, Glayci Xavier, Nadja Pattresi, constituindo a equipe gestora, e dos colegas Ronaldo Amorim (UFF/Teoria das Representações Sociais), Fábio André Coelho (UFF/Linguística Textual), Margareth Mattos (votante da FNLIJ) e Anabel A. M. de Paula (Seeduc-RJ).

Também fazem parte do grupo, tanto contribuindo nas reuniões mensais, quanto nos fóruns anuais, alunos e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem/UFF e de programas de outras universidades, interessados na pesquisa orientada pela Semiolinguística.

Translate »
Skip to content