Publicações

Publicações

LIVROS

Clique na imagem da capa do livro para acessar seu conteúdo ou obter mais informações.

Livros publicados pelos integrantes do grupo

MONNERAT, Rosane Santos Mauro. A publicidade pelo avesso: propaganda e publicidade, ideologias e mitos e a expressão da ideia – o processo de criação da palavra publicitária. Niterói: EdUFF, 2003.

Análise da trama bem urdida dos textos da publicidade brasileira contemporânea. Partindo da história da propaganda e da publicidade, enfocando o processo de semiotização do mundo, passando pelos modos de organização do discurso, a autora apresenta obra indispensável a estudantes e profissionais das áreas de Letras e Comunicação Social.

FERES, Beatriz dos Santos. Leitura, Fruição e Ensino com os meninos do Ziraldo. Niterói: EdUFF, 2011.

O livro aborda o desenvolvimento de habilidades que capacitam o leitor não só para a interpretação textual, mas também para a fruição. Por meio da análise dos textos Flicts; O menino mais bonito do mundo; O menino quadradinho e Uma historinha sem (1) sentido, demonstra-se a funcionalidade de uma metodologia baseada na convergência de aspectos formais, discursivos, situacionais e afetivos que, por um lado, auxilia a compreensão do processo leitor e, por outro, serve de fundamento para a criação de atividades direcionadas à (trans)formação dos leitores. 

MONNERAT Rosane S.M.; FERES Beatriz dos Santos; RIBEIRO, Patrícia Ferreira Neves. (Orgs.) Leitura, fruição e ensino: a formação do leitor em debate. Niterói: SSP Gráfica Editora, 2017.

Os textos presentes nesse livro são fruto das discussões que motivaram o II e o III Fóruns do Grupo de Pesquisa Leitura, Fruição e ensino (LeiFEn – UFF/CNPq) em 2014 e 205, cujos temas foram, respectivamente, “Leitura e escola” e “Texto-imagem: Semiolinguística e leitura”. Essa obra teve como objetivo não só servir como registro das reflexões promovidas, mas, sobretudo, como divulgação de pesquisas relevantes relacionadas à leitura e à interpretação de textos.

FERES, Beatriz dos Santos. MONNERAT, Rosane Santos Mauro. Análises de um mundo significado: a visão semiolinguística do discurso. Niterói: EdUFF, 2017.

Os textos reunidos nesta coletânea apresentam um resultado concreto de pesquisas realizadas na UFF sob o aporte teórico da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. Nos sete capítulos, é possível observar não só a abrangência da aplicação de noções caras a essa perspectiva teórica em diferentes corpora, como também a criticidade que toda pesquisa em análise do discurso engendra, seja em relação aos implícitos dissimulados no processo sociocomunicativo, seja em relação à problematização dos conceitos empregados nas análises.

XAVIER, Glayci; REBELLO, Ilana; MONNERAT, Rosane. Semiolinguística aplicada ao ensino. São Paulo: Contexto, 2021.

Esta obra reúne reflexões baseadas na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. Com sugestões práticas, o livro mostra a aplicação da teoria nas aulas de língua portuguesa e traz exemplos variados de análise, de textos literários a tirinhas e propagandas. Assim, as autoras oferecem ao público-leitor propostas reais para o estudo da língua em funcionamento, ancorado, sobretudo, em uma gramática do sentido. 

Autoras: Beatriz Feres; Eveline Cardoso; Glayci Xavier; Ilana Rebello; Nadja Pattresi; Patricia Neves Ribeiro; Rosane Monnerat.

FERES, Beatriz dos Santos. Discurso amoroso na literatura infantil. São Paulo: Contexto, 2023.

Neste livro, explora-se o discurso amoroso que se materializa em contos ilustrados, revelando a ética do amor que pode – e deve – pautar as relações interpessoais e as sociabilidades. Não se trata do amor romântico, mas do amor-respeito pelo outro, pela diversidade, pela pessoa humana, que transparece na literatura infantil, despertando a esperança de um mundo menos desigual e injusto, e que deve ser salientado na mediação leitora crítica. Discurso amoroso na literatura infantil é um livro para professores, mediadores de leitura e outros interessados especialmente pela poesia da linguagem verbo-visual e pela formação de leitores autônomos e críticos.

“É um texto muito bom, com leituras primorosas de obras da literatura infantil, com ênfase na questão das minorias.” – Rildo Cosson

Livros com participação de vários integrantes do grupo

DIAS, André; FERES, Beatriz; ROSÁRIO, Ivo. (Org.). Leitura e formação do leitor: cinco estudos e um relato de experiência. 1ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.

O presente livro, “Leitura e formação do leitor: cinco estudos e um relato de experiência”, apresenta um registro teórico e prático de um projeto desenvolvido por pesquisadores da UFF em colaboração com professores do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Universitário Geraldo Reis/COLUNI-UFF. Preocupados com a questão da leitura e da escrita e, especialmente, com a competência leitora e com a produção textual dos alunos (futuros mediadores e formadores de leitores), os pesquisadores propõem a aplicação dos estudos teóricos desenvolvidos nas universidades à realidade da escola.

GOUVÊA, Lúcia Helena Martins; PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino  (Org.). Estudos do discurso: 25 anos do CIAD-Rio. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018.

Este e-book reúne artigos produzidos por membros do CIAD-Rio – Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso –, grupo de pesquisa que comemora 25 anos de uma jornada de grande produtividade. A temática comum engloba estudos do discurso em corpora diversificados, relacionados a produções midiáticas em sua forma impressa e digital e a textos literários. O livro contém artigos das professoras Rosane Monnerat, Beatriz Feres, Patricia Neves Ribeiro, Ilana Rebello e Nadja Pattresi, integrantes do CIAD-Rio e professoras pesquisadoras do Grupo Semiolinguística-UFF.

ROSÁRIO, Ivo; REBELLO, Ilana (Org.). Linguagem em diálogo com a sociedade: Teorias do texto, do discurso e da tradução. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

Esse é o segundo volume da coletânea “Linguagem em diálogo com a sociedade” e apresenta o resultado parcial de pesquisas de mestrado e de doutorado ainda em andamento ou recém-concluídas do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFF (Posling-UFF), trazendo ao leitor um recorte dos trabalhos em desenvolvimento na Linha 2 (“Teorias do texto, do discurso e da tradução”). A segunda parte do livro, intitulada “Teoria de Análise do Discurso Semiolinguística”, conta com 23 trabalhos.

SIQUEIRA, Sirley; XAVIER, Glayci; CRUZ, Teresa. (Org.). Ouvir, falar, ler e escrever: conjugando competências na escola. 1. ed. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2020.

Essa obra foi publicada pelo Laboratório de Estudos de Práticas Educativas em Língua Portuguesa e Literatura (LEPELL), Grupo de Pesquisa do Colégio Pedro II. O livro contém textos de professores que apresentaram seus trabalhos na III Jornada do referido grupo. Trata-se, assim, de um material produzido por professores-autores em atuação e em permanente formação. Como resultado da parceria, os capítulos 3, 5, 7, 9 e 11 são voltados para a Teoria Semiolinguística, escritos por pesquisadores vinculados à UFF.

MOURA, João Benvindo de; LOPES, Maraisa (Orgs.). Discursos, imagens e imaginários. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 358p.

Essa coletânea é mais uma publicação do NEPAD – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso, criado em 2012, por pesquisadores da UFPI, da UESPI e do IFPI. O NEPAD é um grupo que reúne pesquisadores, estudantes e professores no campo da Análise do Discurso, em três vertentes teóricas – a Semiolinguística, a Análise do Discurso Francesa e a Análise do Discurso Crítica. Os dez primeiros capítulos do livro têm como arcabouço teórico principal a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso e conta com a participação das professoras pesquisadoras do núcleo de estudos semiolinguísticos da UFF.

ALVAREZ, Beethoven; ESTEVES, Phellipe Marcel da S.; DELA-SILVA, Silmara (Orgs.). Estudos de linguagem: reflexões sobre diversidade. Teorias do texto, do discurso e da tradução. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

O presente volume, composto de 42 capítulos, é oriundo de reflexões surgidas a partir de trabalhos orientados pelos docentes da Linha 2 do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. No primeiro bloco da obra, estão os trabalhos em Teoria de Análise do Discurso Semiolinguística. Essa perspectiva teórica está associada à disciplina “Semiolinguística”, oferecida regularmente em nosso Programa, que se desenvolve a partir das proposições do pesquisador francês Patrick Charaudeau. A esse escopo teórico estão associados os 18 primeiros capítulos desta obra, que contemplam percursos de pesquisa por corpora diversos.

LIVROS

Clique na imagem da capa do livro para acessar seu conteúdo ou obter mais informações.

Livros publicados pelas professoras do grupo

MONNERAT, Rosane Santos Mauro. A publicidade pelo avesso: propaganda e publicidade, ideologias e mitos e a expressão da ideia – o processo de criação da palavra publicitária. Niterói: EdUFF, 2003.

Análise da trama bem urdida dos textos da publicidade brasileira contemporânea. Partindo da história da propaganda e da publicidade, enfocando o processo de semiotização do mundo, passando pelos modos de organização do discurso, a autora apresenta obra indispensável a estudantes e profissionais das áreas de Letras e Comunicação Social.

FERES, Beatriz dos Santos. Leitura, Fruição e Ensino com os meninos do Ziraldo. Niterói: EdUFF, 2011.

 O livro aborda o desenvolvimento de habilidades que capacitam o leitor não só para a interpretação textual, mas também para a fruição. Por meio da análise dos textos Flicts; O menino mais bonito do mundo; O menino quadradinho e Uma historinha sem (1) sentido, demonstra-se a funcionalidade de uma metodologia baseada na convergência de aspectos formais, discursivos, situacionais e afetivos que, por um lado, auxilia a compreensão do processo leitor e, por outro, serve de fundamento para a criação de atividades direcionadas à (trans)formação dos leitores. 

MONNERAT Rosane S.M.; FERES Beatriz dos Santos; RIBEIRO, Patrícia Ferreira Neves. (Orgs.) Leitura, fruição e ensino: a formação do leitor em debate. Niterói: SSP Gráfica Editora, 2017.

Os textos presentes nesse livro são fruto das discussões que motivaram o II e o III Fóruns do Grupo de Pesquisa Leitura, Fruição e ensino (LeiFEn – UFF/CNPq) em 2014 e 205, cujos temas foram, respectivamente, “Leitura e escola” e “Texto-imagem: Semiolinguística e leitura”. Essa obra teve como objetivo não só servir como registro das reflexões promovidas, mas, sobretudo, como divulgação de pesquisas relevantes relacionadas à leitura e à interpretação de textos.

FERES, Beatriz dos Santos. MONNERAT, Rosane Santos Mauro. Análises de um mundo significado: a visão semiolinguística do discurso. Niterói: EdUFF, 2017.

Os textos reunidos nesta coletânea apresentam um resultado concreto de pesquisas realizadas na UFF sob o aporte teórico da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. Nos sete capítulos, é possível observar não só a abrangência da aplicação de noções caras a essa perspectiva teórica em diferentes corpora, como também a criticidade que toda pesquisa em análise do discurso engendra, seja em relação aos implícitos dissimulados no processo sociocomunicativo, seja em relação à problematização dos conceitos empregados nas análises.

XAVIER, Glayci; REBELLO, Ilana; MONNERAT, Rosane. Semiolinguística aplicada ao ensino. São Paulo: Contexto, 2021.

Esta obra reúne reflexões baseadas na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. Com sugestões práticas, o livro mostra a aplicação da teoria nas aulas de língua portuguesa e traz exemplos variados de análise, de textos literários a tirinhas e propagandas. Assim, as autoras oferecem ao público-leitor propostas reais para o estudo da língua em funcionamento, ancorado, sobretudo, em uma gramática do sentido. 

Autoras: Beatriz Feres; Eveline Cardoso; Glayci Xavier; Ilana Rebello; Nadja Pattresi; Patricia Neves Ribeiro; Rosane Monnerat.

FERES, Beatriz dos Santos. Discurso amoroso na literatura infantil. São Paulo: Contexto, 2023.

Neste livro, explora-se o discurso amoroso que se materializa em contos ilustrados, revelando a ética do amor que pode – e deve – pautar as relações interpessoais e as sociabilidades. Não se trata do amor romântico, mas do amor-respeito pelo outro, pela diversidade, pela pessoa humana, que transparece na literatura infantil, despertando a esperança de um mundo menos desigual e injusto, e que deve ser salientado na mediação leitora crítica. Discurso amoroso na literatura infantil é um livro para professores, mediadores de leitura e outros interessados especialmente pela poesia da linguagem verbo-visual e pela formação de leitores autônomos e críticos.

“É um texto muito bom, com leituras primorosas de obras da literatura infantil, com ênfase na questão das minorias.” – Rildo Cosson

Livros com participação de vários integrantes do grupo

DIAS, André; FERES, Beatriz; ROSÁRIO, Ivo. (Org.). Leitura e formação do leitor: cinco estudos e um relato de experiência. 1ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.

O presente livro, “Leitura e formação do leitor: cinco estudos e um relato de experiência”, apresenta um registro teórico e prático de um projeto desenvolvido por pesquisadores da UFF em colaboração com professores do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Universitário Geraldo Reis/COLUNI-UFF. Preocupados com a questão da leitura e da escrita e, especialmente, com a competência leitora e com a produção textual dos alunos (futuros mediadores e formadores de leitores), os pesquisadores propõem a aplicação dos estudos teóricos desenvolvidos nas universidades à realidade da escola.

GOUVÊA, Lúcia Helena Martins; PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino  (Org.). Estudos do discurso: 25 anos do CIAD-Rio. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018.

Este e-book reúne artigos produzidos por membros do CIAD-Rio – Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso –, grupo de pesquisa que comemora 25 anos de uma jornada de grande produtividade. A temática comum engloba estudos do discurso em corpora diversificados, relacionados a produções midiáticas em sua forma impressa e digital e a textos literários. O livro contém artigos das professoras Rosane Monnerat, Beatriz Feres, Patricia Neves Ribeiro, Ilana Rebello e Nadja Pattresi, integrantes do CIAD-Rio e professoras pesquisadoras do Grupo Semiolinguística-UFF.

ROSÁRIO, Ivo; REBELLO, Ilana (Org.). Linguagem em diálogo com a sociedade: Teorias do texto, do discurso e da tradução. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

Esse é o segundo volume da coletânea “Linguagem em diálogo com a sociedade” e apresenta o resultado parcial de pesquisas de mestrado e de doutorado ainda em andamento ou recém-concluídas do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFF (Posling-UFF), trazendo ao leitor um recorte dos trabalhos em desenvolvimento na Linha 2 (“Teorias do texto, do discurso e da tradução”). A segunda parte do livro, intitulada “Teoria de Análise do Discurso Semiolinguística”, conta com 23 trabalhos.

SIQUEIRA, Sirley; XAVIER, Glayci; CRUZ, Teresa. (Org.). Ouvir, falar, ler e escrever: conjugando competências na escola. 1. ed. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2020.

Essa obra foi publicada pelo Laboratório de Estudos de Práticas Educativas em Língua Portuguesa e Literatura (LEPELL), Grupo de Pesquisa do Colégio Pedro II. O livro contém textos de professores que apresentaram seus trabalhos na III Jornada do referido grupo. Trata-se, assim, de um material produzido por professores-autores em atuação e em permanente formação. Como resultado da parceria, os capítulos 3, 5, 7, 9 e 11 são voltados para a Teoria Semiolinguística, escritos por pesquisadores vinculados à UFF.

MOURA, João Benvindo de; LOPES, Maraisa (Orgs.). Discursos, imagens e imaginários. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 358p.

Essa coletânea é mais uma publicação do NEPAD – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso, criado em 2012, por pesquisadores da UFPI, da UESPI e do IFPI. O NEPAD é um grupo que reúne pesquisadores, estudantes e professores no campo da Análise do Discurso, em três vertentes teóricas – a Semiolinguística, a Análise do Discurso Francesa e a Análise do Discurso Crítica. Os dez primeiros capítulos do livro têm como arcabouço teórico principal a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso e conta com a participação das professoras pesquisadoras do núcleo de estudos semiolinguísticos da UFF.

ALVAREZ, Beethoven; ESTEVES, Phellipe Marcel da S.; DELA-SILVA, Silmara (Orgs.). Estudos de linguagem: reflexões sobre diversidade. Teorias do texto, do discurso e da tradução. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

O presente volume, composto de 42 capítulos, é oriundo de reflexões surgidas a partir de trabalhos orientados pelos docentes da Linha 2 do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. No primeiro bloco da obra, estão os trabalhos em Teoria de Análise do Discurso Semiolinguística. Essa perspectiva teórica está associada à disciplina “Semiolinguística”, oferecida regularmente em nosso Programa, que se desenvolve a partir das proposições do pesquisador francês Patrick Charaudeau. A esse escopo teórico estão associados os 18 primeiros capítulos desta obra, que contemplam percursos de pesquisa por corpora diversos.

Translate »
Skip to content