Convite especial

Nos dias 06 a 10 de outubro, haverá o I CIESD (Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos) e o VI SENAL (Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento).

Nosso grupo de Semiolinguística participará com uma mesa redonda e um GT de apresentações de trabalhos.

É uma ótima oportunidade para nos conhecer melhor e, caso já trabalhe com a Semiolinguística, apresentar uma comunicação em nosso GT e trocar ideias conosco. Você também pode só assistir à mesa-redonda e à apresentação de trabalhos no GT para saber um pouco mais da teoria e sua relação com o ensino.

Site do evento para inscrição:  https://seciesd.wixsite.com/evento/

Detalhes sobre a Mesa Redonda:

Mesa-redonda 8 (09/10 – sexta-feira às 8h30)
O que pode a Semiolinguística na escola?
Membros: Profª. Drª. Beatriz dos Santos Feres (UFF); Profª. Drª. Rosane Santos Mauro Monnerat (UFF); Profª. Drª. Patrícia Ferreira Neves Ribeiro (UFF)

Moderador: Profa. Dra. Larissa Maria Ferreira da Silva Rodrigues

Detalhes sobre o GT:

GT 13 – Práticas de linguagem à luz da teoria Semiolinguística de Análise do Discurso
Coordenadoras: Profª. Drª. Ilana da Silva Rebello (UFF); Profª. Drª. Glayci Kelli Reis da Silva Xavier (UFF); Profª. Drª. Nadja Pattresi de Souza e Silva (UFF)

Ementa: Este grupo temático tem como objetivo problematizar o ato de ler como processo de construção de sentido, efetivado por meio de inferências interpretativas, nos dois espaços – do FAZER e do DIZER, por um sujeito interpretante. A necessidade dessa problematização origina-se, principalmente, no fato de que, independentemente do grau de escolarização, muitos brasileiros apresentam dificuldades em interpretar o que leem. Nem sempre conseguem relacionar texto e contexto, fazendo inferências a fim de alcançarem o sentido global do texto. Saber ler e escrever de forma mecânica não garante a uma pessoa interação plena com os diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade. É preciso ser capaz de não apenas decodificar o signo escrito, mas entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos. Afinal, o que falta a uma pessoa que sabe ler e escrever? Por que muitos terminam a Educação Básica e não conseguem compreender uma simples carta? Diante disso, qual a proposta pedagógica da área de Língua Portuguesa para a Educação Básica? Como trabalhar com conteúdos gramaticais relacionando-os à leitura? Como formar leitores? Como levar o aluno a ultrapassar o “sentido de língua” e chegar ao “sentido de discurso”? (Charaudeau, 1995, 1999, 2018) Como tornar o ensino de leitura/compreensão em produção de sentidos? Para uma reflexão sobre as questões expostas, este GT acolherá trabalhos que discutam práticas de linguagem à luz de conceitos postulados, sobretudo, pela Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, fundada por Patrick Charaudeau.

Link para o nosso GT3: https://seciesd.wixsite.com/evento/c%C3%B3pia-gt-12

Aguardamos você lá! Um abraço!

Translate »